Projeto “1000 lugares para conhecer antes de morrer”

Lugar #8 – República Federal da Alemanha

A casa no lago - Thomas Harding

Quando estava procurando livros para representar a Alemanha no Projeto me deparei com esta obra, A casa no lago – uma história da Alemanha de Thomas Harding, e ao ler seu subtítulo o escolhi imediatamente.

Acertei na mosca! O autor é descendente de judeus alemães que haviam tido uma casa no lago de Groβ Glienicke a poucos quilômetros de Berlim antes de fugirem do Terceiro Reich e partiu do apego de sua avó ao lugar para pesquisar a história da casa e a da Alemanha cobrindo aproximadamente cem anos da história do país.

A unificação da Alemanha ocorreu em 1871 e a narrativa começa, do ponto de vista cronológico, em 1890 com um fazendeiro bem sucedido e empreendedor adquirindo terras à beira de um lago com vistas a se tornar um nobre por posses e via casamento com uma nobre de olho em um título do Império Alemão. Passando pelos efeitos da Primeira Guerra sentidos pela família e pelo país e a República de Weimar na qual, é preciso saber, já havia antissemitismo, mas em grau muito menor do que estava por vir de 1933 a 1945.

O fim da Guerra trouxe a invasão da vila pelos soviéticos trazendo horrores, impedindo o acesso ao lago com a construção do Muro, mas garantindo residência a todas as famílias da região. A narrativa segue até 2013 quando ele consegue reunir a família lá para realizarem a limpeza e recuperação de um lugar que testemunhou grandes fases da vida daquele país.

A leitura é fluida, prazerosa e cheia de surpresas, já que diversas famílias viveram e modificaram o lugar conforme suas personalidades e necessidades.

Recomendadíssimo para quem quer saber mais sobre a Alemanha e os alemães.

Autor: robertaframos

Gosto de ler, ouvir música e assistir filmes. O verbo que mais me define é o verbo "aprender".

3 comentários em “Projeto “1000 lugares para conhecer antes de morrer””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s